Demanda do consumidor por crédito cai 3,2% em outubro, aponta Serasa
No acumulado do ano, a demanda do consumidor por crédito recuou de 15,8% (janeiro a setembro) para 15,7% (janeiro a outubro).
O número de consumidores que procurou crédito no mês de outubro caiu 3,2% na comparação com setembro, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito.
Além disso, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (8), na comparação com o mesmo mês de 2009, a procura por crédito avançou 15,2%. No acumulado do ano, a demanda do consumidor por crédito recuou de 15,8% (janeiro a setembro) para 15,7% (janeiro a outubro).
Segundo os economistas da Serasa Experian, a demanda do consumidor por crédito em outubro foi prejudicada pela menor quantidade de dias úteis em relação ao mês de setembro (20 contra 21).
Além disto, o recorde da procura do consumidor por crédito verificado em setembro sinaliza que boa parte dos consumidores antecipou para aquele mês a compra, via crédito, dos presentes para o Dia das Crianças.
Regiões
Ainda de acordo com a Serasa, na análise mensal houve queda em todas as seis regiões brasileiras. A região Norte foi a que apresentou a maior queda, de 8,7%. O Nordeste veio em seguida, com baixa de 7,6%.
No acumulado do ano, foi registrado aumento na demanda por crédito em todas as regiões, com destaque para o Sudeste e Nordeste, que marcaram alta de 17,1% e 16,7%, respectivamente.
Confira na tabela abaixo o desempenho de todas as regiões brasileiras no mês de outubro para a demanda do consumidor por crédito:
-4,3% Fonte: Serasa Experian
    
        
             
        Índice de tomada de crédito da pessoa física 
        
            Outubro/2010
             
          
            Confronto Mensal 
            Confronto anual 
            Acumulado 
        
             
        Centro-Oeste 
            -5,8% 
            11,7% 
            13,7% 
        
             
        Norte 
            -8,7% 
            11,1% 
            12,2% 
        
             
        Nordeste 
            -7,6% 
            14,6% 
            16,7% 
        
             
        Sul 
            
             
            10,6% 
            12,7% 
        
             
        Sudeste 
            -0,6% 
            18% 
            17,1% 
        
             
    
Brasil 
            -3,2% 
            15,2% 
            15,7% 
        
 
                            
