3 passos para manter networking ativo ao longo da carreira

Um networking bem-feito é o passo mais importante para o sucesso da sua carreira, ainda mais quando o mercado de trabalho é dinâmico e está em constante mudança

Um networking bem-feito é o passo mais importante para o sucesso da sua carreira, ainda mais quando o mercado de trabalho é dinâmico e está em constante mudança. No entanto, frente a esse dinamismo corporativo, nem sempre os profissionais são capazes de adotar as melhores estratégias para manter suas redes de contatos sempre atualizadas e ativas.

Para isso, considero três os pontos importantes na hora da manutenção do networking: follow-up consistente; organização da rede; e agregação de valor à rede de contatos. Digo isso porque o processo todo de networking é uma via de mão dupla, uma troca mútua que beneficia todas as partes envolvidas.

Em seu livro Networking Para Quem Não Quer Fazer Networking, Karen Wickre enfatiza que cultivar relações mesmo quando não há uma necessidade imediata pode ser uma estratégia poderosa, ajudando a criar uma base sólida para quando surgir uma oportunidade de colaboração ou apoio.

O diferencial para sua carreira

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada em setembro de 2024, mais de 60% dos novos negócios criados em 2023 surgiram a partir de oportunidades identificadas no mercado. Esse cenário evidencia a importância do networking como ferramenta estratégica para profissionais que desejam se manter conectados e atentos às oportunidades.

Além disso, um levantamento da Harvard Business Review aponta que 95% dos líderes empresariais reconhecem o networking como essencial, não apenas para o avanço individual, mas também para o crescimento das organizações. Construir e cultivar uma rede sólida de contatos permite acessar oportunidades, trocar experiências e consolidar parcerias que podem impulsionar carreiras e negócios.

Dessa forma, o follow-up consistente é considerado o pilar do networking. Mais do que "colecionar números", é imprescindível manter uma comunicação regular com seus contatos e para isso, um simples e-mail ou mensagem para saber como a pessoa está já demonstra esse cuidado e interesse em manter contato.

O segundo passo envolve compartilhar conhecimentos e experiências, que são moedas de troca valiosas no mundo profissional. A produção de conteúdo relevante, sejam artigos, postagens em redes sociais ou palestras, lhe ajuda a se posicionar como uma referência em sua área, passando uma imagem mais positiva para sua rede de contatos.

Por fim, o terceiro e último passo é agregar valor à sua rede. Pequenos gestos, como parabenizar conquistas profissionais, oferecer ajuda a colegas ou simplesmente compartilhar informações que possam ser úteis, já são o suficiente para manter seus contatos informados sobre suas realizações, além de trazerem engajamento ao seu networking.

Esses três passos, se seguidos à risca, lhe garantirão uma rede de networking ativa ao longo da sua carreira. Em outras palavras, eles mostram que você está na ativa e quer crescer no mercado, ajudando a atrair potenciais parceiros para seu círculo profissional.

*Mara Leme Martins, PhD. e Vice-Presidente do BNI Brasil - Business Network International - a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo